O acompanhamento odontólogico da criança com síndrome de Down desde o nascimento é muito importante para prevenir problemas, minimizar alterações bucais e permitir um melhor desenvolvimento da criança.
As crianças com síndrome de Down podem apresentar algumas alterações de saúde geral como problemas cardíacos, alterações da glândula tireoide, alterações oculares, auditivas e dificuldade de coordenação motora.
As alterações bucais mais comuns nessas crianças podem estar relacionadas também aos problemas gerais, e costumam ser: 📌Mal oclusões (problemas na mordida) 📌Doenças periodontais e gengivais, devido à dificuldade que eles têm para realizar a higiene bucal de forma adequada 📌Mandíbula e cavidade bucal pequena e céu da boca "fundo" 📌Língua que parece grande e para fora além de língua geográfica 📌Dificuldade de fechar a boca. 📌Anomalias na dentição, dentes a menos, microdontia (dentes pequenos) fusão e taurodontia.
Um recurso que pode ser indicado no bebê com Down a partir de 2 meses, é a placa palatina de memória. Trata-se de um pequeno e simples aparelho que quando usado pela criança
faz com que a língua se posicione mais para dentro da boca, melhorando o selamento dos lábios e trabalhando a musculatura oral. Isso contribui para evitar a respiração pela boca e as infecções respiratórias, além de ajudar na fala, mastigação e deglutição.
Por isso tudo, é de extrema importância que a criança com Down tenha o acompanhamento desde cedo com um odontopediatra especializado, que saberá indicar o melhor tratamento e acompanhamento para um pleno desenvolvimento, saudável e feliz!
Comments