O que é a frenectomia?
A frenectomia é a cirurgia realizada para cortar ou remover o freio, que pode ser lingual ou labial. O freio lingual , fica embaixo da nossa língua. Ele é uma "pelezinha" que prende a língua na parte inferior da boca.
O freio labial prende nosso lábio à gengiva, tanto no lábio superior, quanto no lábio inferior.
Freio lingual
Freio labial superior
Freio labial inferior
Por que fazer a frenectomia?
Em algumas pessoas os freios (labial ou lingual) apresentam-se curtos, causando prejuízos à fala, amamentação ou ao posicionamento dentário. Essa situação pode ocorrer em bebês e em adultos. Quando o freio lingual é curto, popularmente se diz que a pessoa tem a língua presa, o que altera a fala em crianças e adultos, e em bebês prejudica a amamentação.
O freio labial curto pode causar prejuízo no movimento dos lábios, retração gengival e afastamento dos dentes.
Nesses casos, onde os freios estão causando algum tipo de prejuízo ao indivíduo, pode ser indicada uma cirurgia que corrige o problema.
Como o freio curto prejudica o bebê?
Um freio curto em bebês pode prejudicar bastante a amamentação e levar ao desmame precoce. A produção materna de leite depende do estímulo fornecido pela sucção do bebê no seio. Quando a criança não consegue movimentar livremente lábios e língua , a sucção não é satisfatória o que irá prejudicar a produção materna de leite.
Quando o bebê apresenta freio lingual ou labial curtos, em geral a pega ao seio fica prejudicada, o bebê suga somente o mamilo, muitas vezes causando desconforto e dor para a mãe. Também acorre maior deglutição de ar durante a mamada, causando gases e cólicas no bebê.
O mau posicionamento na hora da mamada também torna o bebê mais propício a engasgos e refluxo .
Todos esses fatores somados vão levando à dificuldades na amamentação, frustraçâo materna e consequentemente ao desmame precoce.
Freio lingual curto no bebê
Vantagens da frenectomia com uso do laser:
A cirurgia de frenectomia com o uso do laser apresenta diversas vantagens em relação à cirurgia tradicional, principalmente em bebês e crianças.
As principais vantagens são:
-
Possibilidade de ser realizada sob anestesia local
-
Procedimento mais simples e rápido
-
Cirurgia sem sangramento
-
Não há necessidade de suturar ,ou seja, sem necessidade de dar pontos
-
Recuperação mais rápida do bebê
-
Criança pode mamar imediatamente após a cirurgia